Pesquise Aqui! Biblia Sagrada, Moldado por Deus ( Max Lucado), Curso de Oratória

Pesquise por Biblia Sagrada ou, Curso de oratória ou, Moldado por Deus ( Max Lucado )

domingo, 15 de dezembro de 2013

Divórcio, triste para todos

Algumas pessoas se divorciam na tentativa de melhorar sua vida. Outras querem permanecer casadas, mas não podem obrigar o cônjuge a ficar. Ainda assim, quase todos os divorciados descobrem que a vida depois do divórcio é mais difícil do que imaginavam. De fato, se você se divorciou recentemente, talvez descubra que essa é uma das situações mais estressantes de sua vida. Por isso, considerar alguns conselhos práticos da Bíblia pode ajudá-lo a lidar com os desafios do divórcio.
separação
O estresse relacionado a problemas financeiros, criação de filhos e solidão pode ser esmagador, e sentimentos negativos levam tempo para desaparecer,  alguns, mesmo anos depois de se divorciar, continuam se sentindo traídos e abandonados e acham que a “vida é injusta, desapontadora e solitária”.
  Mesmo que seu relacionamento tenha sido ruim, você pode lamentar por não ter tido o casamento feliz que esperava. (Provérbios 5:18) Não sinta vergonha de chorar. — Eclesiastes 3:1, 4.
 Embora você precise de um tempo sozinho para se recuperar, não é sábio se isolar por muito tempo. (Provérbios 18:1) Seja positivo ao conversar com amigos. Reclamações frequentes sobre seu ex-cônjuge, mesmo quando válidas, podem afastar as pessoas. Se precisar tomar decisões importantes logo após o divórcio, procure ajuda de alguém de confiança.
 O estresse do divórcio muitas vezes causa problemas físicos, como pressão alta ou enxaquecas. Alimente-se bem, faça exercícios e durma o suficiente. — Efésios 5:29.
Muitas pessoas descobriram que escrever seus pensamentos as ajuda a controlá-los e a pensar com clareza. Se você fizer isso, tente substituir um pensamento negativo por um positivo. (Efésios 4:23) Por exemplo:
Negativo: A infidelidade da minha esposa é culpa minha.
Positivo: Minhas falhas não são desculpa para minha esposa ter me traído.
Negativo: Eu desperdicei os melhores anos de minha vida com o homem errado.
Positivo: Eu serei mais feliz se me concentrar no futuro, não no passado.
▪ Não dê importância a comentários que possam magoar. Amigos e parentes bem-intencionados talvez digam coisas que podem magoar ou mesmo que são incorretas no seu caso: ‘Ela nem era boa para você’ ou ‘Deus odeia o divórcio’.* Com razão, a Bíblia aconselha: “Não entregues teu coração a todas as palavras que se falam.” (Eclesiastes 7:21) Martina, divorciada há dois anos, diz: “Em vez de dar importância a palavras que magoam, eu tento ver as coisas do ponto de vista de Deus. Os pensamentos dele são superiores aos nossos.” — Isaías 55:8, 9.
 Escreva versículos bíblicos que podem ser de ajuda e os deixe em lugares onde você os verá com frequência. Além dos já citados, muitos divorciados se beneficiam dos seguintes textos: Salmo 27:10; 34:18; Isaías 41:10 Romanos 8:38, 39.
 Mantenha um relacionamento civilizado entre vocês dois. Concentre-se em assuntos necessários e seja breve e objetivo. Muitos acham que isso contribui para a paz. — Romanos 12:18.
 Evite provocar o outro. Especialmente quando você se sente sob ataque, o sábio conselho da Bíblia se aplica: “Quem refreia as suas declarações é possuído de conhecimento.” (Provérbios 17:27) Se você perceber que a conversa está tomando um rumo indesejável, poderá dizer: “Eu vou pensar no que você disse, e a gente se fala depois.”
▪ Na medida do possível, procure separar coisas que vocês ainda têm em comum,como registros legais, financeiros e médicos.
 Na próxima vez que conversarem, fique atento a indícios de que um de vocês está começando a ficar na defensiva ou parou de ceder. Se necessário, peça uma pausa ou combine tratar do assunto por e-mail.  Provérbios 17:14.
familia
DESAFIO 3: AJUDAR SEUS FILHOS A SE AJUSTAR.
Maria lembra como as coisas ficaram depois de seu divórcio: “Minha filha mais nova chorava o tempo todo e voltou a molhar a cama. E, embora minha filha mais velha tentasse esconder seus sentimentos, eu podia ver que ela também estava sendo afetada.” Infelizmente, talvez você tenha tão pouco tempo ou esteja tão esgotado em sentido emocional que não consegue ajudar seus filhos quando eles mais precisam de você.
 Incentive seus filhos a conversar sobre os sentimentos deles, mesmo que isso pareça levar a “conversa irrefletida”. — Jó 6:2, 3.
 Não inverta os papéis. Embora você talvez precise de apoio emocional, pedir a seu filho para ajudar com problemas de adultos é injusto e prejudicial, mesmo que ele esteja disposto a escutá-lo. (1 Coríntios 13:11) Evite fazer de seu filho seu confidente ou deixá-lo agir como mediador ou mensageiro entre você e seu ex-cônjuge.
 Mantenha a vida de seus filhos bem estruturada. Continuar na mesma casa e manter a mesma rotina pode ajudar, mas o mais importante é manter uma boa rotina espiritual, incluindo leitura da Bíblia e adoração em família. — Deuteronômio 6:6-9.
Deus odeia o divórcio por motivos enganosos e traiçoeiros. Mas se um dos cônjuges comete fornicação, Deus dá ao inocente o direito de decidir se divorciar ou não. (Malaquias 2:16; Mateus 19:9)
PERGUNTE-SE . . .
▪ Eu realmente tenho me permitido lamentar o divórcio?
▪ Como posso me livrar de qualquer ressentimento que ainda tenho por causa do divórcio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise Aqui no nosso Blog

Pesquise Aqui!