Pesquise Aqui! Biblia Sagrada, Moldado por Deus ( Max Lucado), Curso de Oratória

Pesquise por Biblia Sagrada ou, Curso de oratória ou, Moldado por Deus ( Max Lucado )

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vícios e Paixôes, não há escravidão maior



                                         Quem tem vícios é escravo!



Vicio é mau hábito. O mau hábito com o decorrer do tempo, vai escravizando a pessoa, tirando-lhe a liberdade de agir corretamente. É fácil endireitar uma planta torta  enquanto ainda é pequena, quando grande, porém, é muito difícil.
Assim ocorre com os vícios. Quando no começo, podemos arrancá-los facilmente. Depois de arraigados é muito penoso abandoná-los.
Além do mais, pessoas dominadas por vícios não são felizes e atrapalham a sociedade em que vivem. De fato, ninguém gosta de conviver com pessoas de maus costumes. A pessoa terá tanto mais valor quanto menos vícios e mais virtudes tiver.
Portanto, compensa educação que você está recebendo para aperfeiçoar o seu caráter.
Os bons hábitos formam o seu caminho para o seu sucesso na vida.

 Se apaixonar a cada mês, dia, ano, temporada por pessoas diferentes, se entregar e achar que está amando e que essas pessoas são recíprocas, vai aí o alerta, isso é vício, mau costume e é ridículo. Torna a pessoa um ser capaz de destruir lares em nome da paixão, e se tornar um velho(a) só, porque a beleza, a saúde e o vigor vão embora para todos e nos resta só companheirismo daqueles que realmente amamos ,respeitamos, honramos e cuidamos.


Em toda situação e em toda condição social, o homem(mulher) bem educado cheio de virtudes e sem vícios (maus hábitos), é um homem(mulher) superior.


Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 

Virtude!

                           Caminho certo na vida



Todo ser humano procura felicidade. Para ser feliz, o homem precisa  realizar-se, aperfeiçoar-se. Mas, qual seria o melhor caminho para atingir essa realização?
O caminho mais seguro é a prática das virtudes, o aprimoramento do caráter no dia a dia, no convívio com nossos semelhantes.
Virtude é uma disposição permanente de vontade para praticar o bem.
As virtudes não nascem conosco. Nós as adquirimos pela repetição dos bons atos. Essa repetição de atos cria em nós costumes, hábitos bons, que facilitam tanto a nossa vida individual como a vida em grupo.
O homem, sendo um animal sociável, deve procurar ser agradável no meio em que vive. Por isso deve adquirir maior número de qualidades e virtudes e evitar os maus hábitos, isto é, os vícios.


                                  Existem vários tipos de virtudes:


  • virtudes religiosas, que nos levam a uma vivência religiosa mais profunda. São: fé, esperança e caridade.
  • virtudes morais,  que levam a perfeição da natureza humana. São: justiça, prudência, fortaleza, temperança, obediência, humildade, sinceridade, tolerância, solidariedade, lealdade, e outras.
  • virtudes cívicas,  que levam o cidadão a ter amor a Pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a trabalhar pelo bem comum, a conhecer melhor nossa terra e nossa gente, a ter espírito democrático, etc.
                                 Virtudes

  1. Fortaleza- É uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir corretamente, mesmo diante das dificuldades.
  2. Prudência- Virtude que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação da vida ea controlar os próprios atos para evitar consequências desagradáveis.
  3. Temperança- É ser moderado nos próprios atos ( como comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.
  4. Justiça-É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence, como: seus direitos, objetos, respeito, obediência, amor, compreensão...
  5. Solidariedade- Leva o indivíduo a sair do seu egoísmo e a praticar ativamente das responsabilidades do grupo em que vive. 
  6. Sinceridade- Virtude que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.
  7. Tolerância- Essa virtude nos ensina a conviver bem com as pesoas, apesar de seus defeitos e idéias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito nesse mundo.
  8. Civismo- Leva o cidadão a cumprir seus deveres para com a pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso de nação.
  9. Obediência- Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom grado ordens, normas, leis, ... e a respeitar as autoridades.
  10. Humildade- É reconhecer os próprios limites.

As vezes, custa muito mais eliminar um só defeito, que adquirir cem virtudes.



Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 




quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O carater

                              Os hábitos bons ou maus, influem em nosso caráter.


As pessoa de "caráter" são estimadas, valorizadas e sevem de modelo para nossa conduta.
É muito comum ouvirmos: " Ele(a) é mau caráter".
Pessoas de 
mau caráter causam muitos problemas para si e para os outros. Ninguém gosta de conviver com pessoas assim.

O que é caráter?



Caráter é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu mode de ser, sentir e agir.
Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis.

É muito importante que uma pessoa tenha princípios  e aja de acordo com eles. Porque aquela que muda de opinião conforme as circunstâncias, a sociedade e os amigos, demonstra ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou um(a) maria-vai-com-as-outras.

Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um  de nós.
Para a formação de um bom caráter concorre uma boa formação familiar, religiosa e escolar. Também tem grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, a leitura e o convívio com a sociedade.
A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.


Por pessoa de caráter entendemos aquela que não muda de sentimentos segundo o acaso ou as sensações, que não acende uma vela pra Deus e outra ao diabo, aquela que não procura só o bem que pode gozar, mas o bem que pode fazer. A pessoa de caráter é aquela que sabe o que faz e porque faz,tem sentimentos nobres, altivez de pensamentos, clareza de objetivos, franqueza nas ações.



                          (César  Cantu) 



Precisamente nas pequenas coisas é que se descobre o caráter de um homem.






Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 

Consciêcia

                                       Orientação dos atos humanos


Existe em cada um de nós, um a voz interior que nos alerta sobre o que devemos e não devemos fazer. Quando agimos mal, essa voz interior nos repreenda, nos culpa, porém, se praticarmos o bem, ela nos aprova e nos torna felizes.

Essa voz interior, que orienta os atos humanos, chamamos de consciência
Ato humano é uma ação livre , consciente e responsável.

Se Deus é o criador da natureza e do homem, então podemos concluir que a consciência é a voz de Deus em nós.
Devemos ter o máximo cuidado para ouvir e obedecer essa voz interior, em todos os dias de nossas vidas, e evitar tudo aquilo que possa deformá-la. As pessoas que deformam ou perdem a consciência moral se tornam anti-sociais e perigosas por não possuírem mais aquela norma interior que aponta o certo e o errado. Um indivíduo sem consciência, para ele tudo é permitido: mata, roubar, desrespeitar os outros, trair... Para ele não existe mais aquela lei interior que controla os seus atos. E como se chega a esse estado de coisas? Gradativamente relaxando aos poucos...  deixando que os maus hábitos nos dominem... Assim, um dia não se tem mais a noção do certo e do errado. Não se sente remorso de ter praticado o mal.
Quem torna o mal por bem, o mal nunca sairá da sua casa, é como bola de neve.

Procurar formar uma consciência reta e ser fiel a própria consciência é o grande segredo da paz interior e da felicidade. Por isso devemos procurar aperfeiçoar a nossa consciência sobre tudo através de uma educação bem orientada, através de boas leituras e do convívio com pessoas formadas, bem instruídas.
 


Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ser responsável!

                                Liberdade supõe e exige responsabilidade


O homem é livre, mas nem por isso deve fazer o que lhe passa pela mente.
Antes de agir, a pessoa sensata pensa, reflete e mede as consequências de seus atos, lembrando-se que terá que prestar conta deles:

- perante a própria consciência;
- perante o grupo em que vive;
- perante as leis;
 perante Deus.


Temos, portanto, liberdade de agir mas com responsabilidade.
Liberdade e responsabilidade se completam. Uma não anda sem a outra.
Responsabilidade significa, responder por tudo que fazemos ou deixamos de fazer.
Cada um tem que arcar com as consequências do que faz. Caso contrário será impossível vivermos bem em sociedade.
Quando éramos pequenos, poucas responsabilidades tínhamos. Dependíamos de quase tudo de nossos pais. Agora, porém, a vida está ficando cada vez mais séria e exigente. Vejamos:

- é preciso levantar num horário determinado
- ir a escola
- estudar todos os dias
- respeitar as pessoas
- fazer cada coisa em seu tempo e lugar
- tomar cuidado com a saúde
- cumprir com os deveres religiosos e cívicos
- respeitar o que é dos outros
- é preciso...


É dever de todo jovem educar-se para a responsabilidade, cumprindo desde cedo as obrigações e deveres que a vida lhe impõe: obrigações de filho, de irmão, de colega, de aluno, de jovem cidadão.
Se assim o fizer, o jovem estará se preparando para assumir responsabilidades maiores que aparecem ao longo de sua vida, tais como as de:

- construir uma família
- educar os filhos e ser exemplo para eles
- desempenhar bem o seu papel na empresa
- assumir um cargo público
- administrar os bens públicos

Na família. na escola. no grupo social em que vive, se cada um for responsável,  tudo correrá bem. Porém, se alguns não levarem a sério suas obrigações, o grupo será prejudicado




Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 






Tudo tem valor!

                                                  Tudo tem valor


Tudo nesse mundo tem valor. Por mínima, que seja uma coisa, costumamos atribuír-lhe certa importância. Mas cada coisa não vale apenas pelo dinheiro que custa. Seu valor depende de sua utilidade e também do que representa para nossa vida. Uma bola, por exemplo, serve para jogar, para exercitar o corpo. Já um livro nos instrui e desenvolve a nossa inteligência.
Existem, portanto, valores materiais, como os alimentos, os vestuários, o transporte, o dinheiro. E valores espirituais, como a verdade, a beleza, a justiça, o amor, etc.


 A maioria das  pessoas nos dias de hoje só se interessam pelos bens materiais. Vivem correndo atrás de coisas, ajuntando bens, mas há outras que zelam pelos valores morais e espirituais e lutam pelos ideais mais elevados:adquirem cultura e instruem-se diariamente por meio de leituras, estão a par do que acontece no mundo, no campo da ciência, política, esportes, etc. São solidários com o próximo na alegria e na tristeza e procuram ajudá-lo na medida do possível.
As pessoas que agem assim se engrandecem, se valorizam. É importante que cada um procure descobrir nos outros o que há de positivo, realçando sempre valores.

Valores são qualidades que apreciamos nas coisa ou nas pessoas. Tudo aquilo que contribui para nossa felicidade, saúde, cultura, educação, progresso, é um valor.


 Não se deve inverter os valores.                                                                                                          

A sociedade reconhece valores maiores e valores menores.
Devemos, na vida, colocar cada coisa no seu devido lugar. As mais importantes antes e as que tiverem menor valor, depois. Assim, as obrigações vêm antes do laser. A saúde física e mental merece mais cuidados que os bens materiais.

É importante que se estabeleça uma hierarquia de valores, isto é, se faça uma espécie de escada, se coloquem lá em cima, no topo da escada, os mais importantes e, descendo, os menos importantes. Se assim fizermos, nos valorizamos e nos tornamos mais humanos.

Pesquise Aqui no nosso Blog

Pesquise Aqui!