Pesquise Aqui! Biblia Sagrada, Moldado por Deus ( Max Lucado), Curso de Oratória

Pesquise por Biblia Sagrada ou, Curso de oratória ou, Moldado por Deus ( Max Lucado )

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O mundo que nos cerca

            O homem não está sozinho no universo

Em volta dele existe uma infinidade de seres das mais variadas espécies, formas, cores e tamanhos.



Alguns não se locomovem por si mesmos, não nascem, não crescem, não se reproduzem, não morrem, são insensíveis. Pertencem ao reino mineral.

Outros nascem, crescem, se reproduzem, morrem, mas não se locomovem. Pertencem ao reino vegetal.

E  há também aqueles que nascem, crescem, se reproduzem, se locomovem, morrem, tem sensibilidade, mas não pensam. Formam o reino animal.
Há porém, no reino animal um ser que se distingue pela sua  inteligência e vontade, que é livre e responsável, que se organiza em sociedade, segue leis e normas morais.
Este ser é o homem. Por incrível que pareça!

Enquanto os animais agem  instintivamente sempre do mesmo modo, o homem, através dos tempos, mostrou considerável progresso, participando inteligentemente da revolução do mundo.

O instinto leva o animal a agir sempre do mesmo modo, a repetir seus atos de maneira impensada.
A inteligência do homem sempre descobre novas soluções para os problemas, transforma a natureza e organiza a sociedade.

Desde os tempos mais remotos, o homem vem explorando o universo e transformando a face da Terra. Já conseguiu muito na sua longa jornada. Mas, muito resta ainda por fazer.
A inteligência humana já descobriu vários segredos da matéria e consegui  por a seu serviço inúmeras leis da natureza. Como por exemplo a força das águas, a energia atômica, solar e eólica, diminuiu a distância através dos diversos meios de transportes e meios de comunicação.
O ser humano, com sua inteligência e sua técnica, mudou o planeta de tal forma que podemos chamá-lo de Terra dos Homens.

O homem, tem feito um enorme progresso material, mas muitas vezes não usa corretamente sua capacidade, chendo infelizmente a causar danos a si mesmo e ao ambiente em que vive. Assim, inventa armas destruidoras, estraga e polui a natureza, propaga doenças e muitas vezes mente, ilude , furta, trai, desrespeita os direitos dos outros...

 Esse ser, que conseguiu dominar a natureza e atingiu extraordinário progresso material, precisa olhar mais para si mesmo, analisar-se, conhecer-se melhor para saber usar devidamente a inteligência e sua liberdade na construção de um mundo mais humano.




Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A família

     Elemento básico da sociedade 

A família é a base da sociedade.A sociedade está formada por diversas famílias. Sem a família não existiria sociedade.
A família é constituída pelos pais e pelos filhos. Os membros da família estão estão ligados entre si não só pelo sangue ou parentesco mas também pelo amor, pelo auxilio mútuo, pela compreensão.
É na família que o ser humano começa a se desenvolver e se preparar para a vida em sociedade. Porque a família é um pequeno grupo social onde vamos aprendendo a amar e ser amados, a respeitar e a ser respeitados, a cooperar, a ter o espírito de sacrifício necessário para enfrentar os problemas da vida.
Na família somos levados a solidariedade, ao senso de equipe, à generosidade, à doação de nós mesmos.

O ser humano precisa de amor, compreensão, afeto, atenção, e a família é um ambiente social capaz de atender a essas exigências na formação da criança e do jovem, criando-lhe condições para que tenha a maturidade emocional suficiente para integrar-se no meio social e construir nova família.
Essa maturidade emocional ou afetiva é a aceitação de si mesmo, é reconhecer os próprios limites, é respeitar o próximo, aceitar responsabilidades, adquirir confiança em si mesmo, chegar ao senso da proporção e objetividade das coisas, ser capaz de tomar decisões e realizá-las.

                 Função da família

A família contribui para:


  • O desenvolvimento da personalidade do indivíduo.
  • Satisfazer as  necessidades básicas de seus membros, como alimentação, saúde, moradia, vestuário.
  • Satisfazer as necessidades sociais, como as relações entre os membros e também com os outros membros da comunidade.
  • Aprimoramento da educação de cada um de seus membros.
  • A formação de bons hábitos.
  • Aumentar o sentido de responsabilidade.
  • Fomentar entre seus membros a prática dos princípios de liberdade e respeito mútuo.
Função econômica:
 Os elementos da família devem procurar seu próprio sustento e bem estar econômico. A vida moderna exige cada vez mais a participação de todos na economia do lar. Na família moderna, todos precisam ter senso de planejamento, de economia e de responsabilidade. Antigamente, a mulher vivia mais dedicada às atividades do lar. Hoje, as novas exigências levam-na  a participar ativamente da economia doméstica.   Por isso, e por motivos também de realização pessoal, a mulher moderna dedica-se a atividades profissionais,  o que contribui para a emancipação feminina.

        Responsabilidade dos pais 
Cabe aos pais atender aos filhos tanto material como espiritualmente. ( isso exclui os avós, os tios, os irmãos, os vizinhos ...)

Materialmente: têm o encargo de zelar pela saúde, alimentação, moradia e vestuário da família.

Espiritualmente: devem os pais fornecer os meios para a formação religiosa, do caráter e da personalidade dos filhos, instruí-los e guiá-los de tal maneira que sejam bons cidadãos.

Para cumprir com essas responsabilidades, os pais devem procurar ter uma conduta correta, que sirva de exemplo para os filhos.


Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações. 

Pesquise Aqui no nosso Blog

Pesquise Aqui!