Existem, portanto, valores materiais, como os alimentos, os vestuários, o transporte, o dinheiro. E valores espirituais, como a verdade, a beleza, a justiça, o amor, etc.
A maioria das pessoas nos dias de hoje só se interessam pelos bens materiais. Vivem correndo atrás de coisas, ajuntando bens, mas há outras que zelam pelos valores morais e espirituais e lutam pelos ideais mais elevados:adquirem cultura e instruem-se diariamente por meio de leituras, estão a par do que acontece no mundo, no campo da ciência, política, esportes, etc. São solidários com o próximo na alegria e na tristeza e procuram ajudá-lo na medida do possível.
Valores são qualidades que apreciamos nas coisa ou nas pessoas. Tudo aquilo que contribui para nossa felicidade, saúde, cultura, educação, progresso, é um valor.
Não se deve inverter os valores.
A sociedade reconhece valores maiores e valores menores.
Devemos, na vida, colocar cada coisa no seu devido lugar. As mais importantes antes e as que tiverem menor valor, depois. Assim, as obrigações vêm antes do laser. A saúde física e mental merece mais cuidados que os bens materiais.
É importante que se estabeleça uma hierarquia de valores, isto é, se faça uma espécie de escada, se coloquem lá em cima, no topo da escada, os mais importantes e, descendo, os menos importantes. Se assim fizermos, nos valorizamos e nos tornamos mais humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário