O caminho mais seguro é a prática das virtudes, o aprimoramento do caráter no dia a dia, no convívio com nossos semelhantes.
Virtude é uma disposição permanente de vontade para praticar o bem.
As virtudes não nascem conosco. Nós as adquirimos pela repetição dos bons atos. Essa repetição de atos cria em nós costumes, hábitos bons, que facilitam tanto a nossa vida individual como a vida em grupo.
O homem, sendo um animal sociável, deve procurar ser agradável no meio em que vive. Por isso deve adquirir maior número de qualidades e virtudes e evitar os maus hábitos, isto é, os vícios.
Existem vários tipos de virtudes:
- virtudes religiosas, que nos levam a uma vivência religiosa mais profunda. São: fé, esperança e caridade.
- virtudes morais, que levam a perfeição da natureza humana. São: justiça, prudência, fortaleza, temperança, obediência, humildade, sinceridade, tolerância, solidariedade, lealdade, e outras.
- virtudes cívicas, que levam o cidadão a ter amor a Pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a trabalhar pelo bem comum, a conhecer melhor nossa terra e nossa gente, a ter espírito democrático, etc.
Virtudes
- Fortaleza- É uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir corretamente, mesmo diante das dificuldades.
- Prudência- Virtude que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação da vida ea controlar os próprios atos para evitar consequências desagradáveis.
- Temperança- É ser moderado nos próprios atos ( como comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.
- Justiça-É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence, como: seus direitos, objetos, respeito, obediência, amor, compreensão...
- Solidariedade- Leva o indivíduo a sair do seu egoísmo e a praticar ativamente das responsabilidades do grupo em que vive.
- Sinceridade- Virtude que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.
- Tolerância- Essa virtude nos ensina a conviver bem com as pesoas, apesar de seus defeitos e idéias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito nesse mundo.
- Civismo- Leva o cidadão a cumprir seus deveres para com a pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso de nação.
- Obediência- Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom grado ordens, normas, leis, ... e a respeitar as autoridades.
- Humildade- É reconhecer os próprios limites.
As vezes, custa muito mais eliminar um só defeito, que adquirir cem virtudes.
Gostou da postagem? inscreva seu email e receba nossas atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário